Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bloco estrutural ou não?

Pessoal, me ajudem!

De todos os blogs de construção que vi até agora, acho que ninguém usou bloco estrutural. Será uma indicação de que não é uma boa idéia?

Se puderem me indicar um blog que usou isso, preciso de opiniões... ou quem considerou e acabou não optando por esse método construtivo, o que te levou a decidir?

Tenho que definir isso com minha arquiteta, o desenho da casa tem que ser adaptado. Além disso, terei que fazer um projeto adicional do cálculo estrutural dos blocos, sai um pouco mais caro.

Seguem algumas informações que encontrei até agora...

O tipo de bloco usado é portante, ou seja, ele faz parte da estrutura que sustenta a casa, é mais resistente que o bloco de vedação comum e não requer pilares e vigas de concreto armado. Esses blocos também não precisam de reboco e as instalações hidráulicas e elétricas são embutidas no blocos. Com isso, diz-se que pode chegar a uma economia de até 30%.

Vantagens do bloco estrutural em relação aos métodos tradicionais:
  • Economia no uso de madeira para formas
  • Redução no uso de concreto e ferragens
  • Redução na mão-de-obra em carpintaria e ferraria
  • Maior rapidez e facilidade de construção
  • Não requer reboco, pode receber textura, gesso ou massa fina diretamente
  • Tubulações e instalação elétrica embutida nos blocos, não precisa "rasgar" a alvenaria
  • Obra mais limpa, menos sobra de material

Desvantagens:

  • Menor possibilidade de reformas, as paredes fazem parte da estrutura e não podem ser removidas
  • O projeto arquitetônico fica mais restrito
  • Não permite improvisações do tipo: "depois tira na massa", ou "faz e quebra", ou "na obra a gente vê o que faz"





 Clique aqui para comentar nessa postagem

7 comentários:

  1. Oi! Eu particularmente não usei e nem estou pretendendo usar, nem mesmo no muro. As vantagens que vc citou são verdade, mas além de ser mais caro, se vc não tiver um profissional que sente ele corretamente, vai ter problemas, por isso eu optei pelo tijolo tradicional. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. ola !
    Utilizarei blocos de concreto estrutural somente na garagem da futura casa,pois estará enterrada. Se fosse utilizar na casa toda, o gasto seria maior, então resolvemos no restante utilizar bloco ceramico (ou o baiano como se diz). Nos muros utilizamos o bloco de concreto de vedação.

    ResponderExcluir
  3. ola !!
    Obrigada pela visita !! Pois é...se 10m já é muito na outra parte do terreno deu 15 m ! Mas como fizemos a sondagem e um amigo do meu marido q é engenheiro de fundações calculou, fazer o q !! É muita coisa mesmo...e o q vai de concreto !!!
    até a próxima !!

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigada pela visita!

    Essa amiga blogueira usou e explica tudinho, dá uma olhadinha no blog dela:

    http://myhousemyhomemyheart.blogspot.com/2010/08/sobre-bloco-ceramico-estrutural.html

    E ainda tem mais coisinhas eu outros posts q ela fala.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Ah, que legal casar e ir morar na casa nova =)
    Sua noiva deve estar super feliz!

    Achei que vc era ELE mesmo.. rsrs.. pelo jeito de escrever..rs..então ... acho que vc podia se chamar Guilherme... .. o que vc acha?

    Ficarei de olho nas novidades aqui tb.. ok?!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Eu não usaria esses estruturais jamais!

    Os de cerâmica (baiano) são melhores, porque por mais que você vá gastar mais dinheiro com ferragem etc. você vai ter uma segurança maior na casa e quando quiser reformar, quebrar uma parede etc, pode fazer tranqüilamente que não aparecerá rachadura.

    Já com blocos estruturais a ferramenta marreta não existe na obra. Acho que uma coisa muito comum de obras são mudanças de última hora, seja por pedido do contratante (cliente) ou por erro do contratado (pedreiros).

    É essa minha opinião! Você paga mais pra viver melhor, não ter futuras dores de cabeça e é isso =)

    Abs, Felippe D.

    ResponderExcluir
  7. Olá Guilherme, tudo bem ?

    É a primeira vez que acesso seu blog e achei bem interessante.

    Eu sou proprietário em um terreno no luzern, e pretendo construir no ano que vem.

    Estou começando a ficar por dentro quanto à construção, pois eu sou eng. elétrico e acompanhei a obra de meu irmão que terminou a 3 meses.

    Quanto a bloco estrutural, caso a planta não tenha vigas em balanço, é uma excelente saída e economica. Explicando de outra forma, se as paredes do 1o. piso com o do 2o coincidir, é melhor usar estrutural. Se não coincidir, é mais recomendado o uso de blocos de vedaçao.

    Uma ceramica que ouvi falar muito bem é uma chamada imperium ceramica, vc acha ela no google fácil. O vizinho da frente recomendou.

    Meu e-mail é fbarbarini@gmail.com caso tenha interesse e disponibilidade, podemos trocar alguns e-mails com dicas.

    Eu já tenho o projeto aprovado na prefa, mas pretendo financiar. Estou buscando com alguns bancos, mas me pareceu ser bem burocratico e queria ver se alguem já está na fase de aprovação de financiamentos...

    Um abraço e parabéns pelo projeto, achei que ficou bem legal !

    ResponderExcluir