Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Escolha do arquiteto

Cerca de 1 ano atrás, quando eu já considerava comprar o terreno no Swiss Park, fui falar com diversos arquitetos para ter idéia de como seria minha casa e também para ter uma idéia dos custos da obra toda.

Depois parei de procurar, e agora que finalmente comprei o terreno estou procurando com mais alguns.

Foram diversas propostas, a maioria dos arquitetos cobra por m² desenhado e cuidam da aprovação na prefeitura. Outros arquitetos cobram um preço fechado pelo projeto de acordo com a complexidade e quantidade de detalhamentos necessários.

Recebi propostas de R$15 a R$25 por m² desenhado, somente o projeto arquitetônico, sem incluir estrutural, hidráulico e elétrico.

No fim das contas, estou fechando com uma arquiteta que já desenhou diversas casa no Swiss Park. O marido dela é engenheiro e já gerenciou a construção de alguns desses projetos, fui ver duas casas ainda em construção projetadas e executadas pelo casal.

No estudo preliminar, minha principal solicitação é que seja uma casa comercialmente viável, no padrão do condomínio. Sim, a casa é para eu morar, mas é importante que seja fácil de vender se eu quiser, sem exagerar com acabamentos de altíssimo padrão que encarecem demais a obra e depois não valoriza tanto o valor final de venda. Também não pode ser simples ou pequena demais se comparada às outras casas do condomínio.

Pedi um projeto arquitetônico de um sobrado com até 250m² de construção.
No piso superior 3 suítes com closet ou 4 quartos sendo 2 suítes e 1 banheiro comum.
No piso térreo, escritório, sala de TV, sala de estar e jantar, cozinha aberta com balcão, área de serviço, despensa.
No lazer, churrasqueira gourmet, um banheirinho externo e piscina.
Garagem para 2 carros.

Apesar de pedir piscina, é bem provável que não vou construir uma por enquanto, ficar só no projeto mesmo... vai depender da $$$.

Para mostrar melhor os detalhes que eu quero, fiz diversos desenhos com programas que peguei na internet, fui conversando com amigos que já construíram até chegar em um desenho que poderia apresentar para arquiteta. Deu muito certo essa idéia, pois tive uma boa noção do tamanho e disposição de cada cômodo.



No momento estou esperando a arquiteta me mandar contrato atualizado para fechar negócio.

Já recebi um esboço, que por ser apenas um desenho inicial veio muito bem detalhado. Gostei muito desse desenho e já pedi alguns ajustes.


Clique aqui para comentar nessa postagem

41 comentários:

  1. Oi Guilherme
    Muito legal seu blog , também tenho um terreno no swiss park e tenho intenção de começar a construir , mas como não sou da area de construção civil ,não tenho ideia de por onde começar . Será poderiamos trocar algumas ideias e experiencias ?
    Meu email é : rodrigocarolemos@hotmail.com
    até
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.

    Visitem o site lrconstrucoes.com.br, o trabalho é caprichoso e eles fazem desde o projeto até a decoração da casa, com um preço legal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia...
    Você poderia passar o contato da arquiteta e engenheiro que vc contratou e que já desenvolvem outros projetos no Swiss Park, estou comprando um terreno e preciso começar a construir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, MORADORES SWISS PARK CAMPINAS.


      Nossa loja já decorou mais de 30 casas aqui do Swiss Park em São Bernardo.

      Com toda essa experiência estamos fazendo um trabalho em alguns condomínios de Campinas e Região para manter a mesma qualidade e bom gosto do Condominio Swiss Park, faço questão de convidá-lo a conhecer nosso espaço DECOR aqui no ABC, com novidades arrojadas de Móveis e Decoração.

      Temos parte mobiliária ( sofás, mesas de jantar, mesa de apoio, cadeira, espelho, etc. ).

      Visitamos clientes ai da região de Campinas sem cobrar taxa alguma, só mandar a planta de sua residência que desenvolvemos um orçamento bem como a melhor distribuição em cada ambiente.


      Desde já agradeço a sua atenção.


      Gerson Marotti
      11 – 2355-1918
      www.marottimoveisedecoracao.com.br
      www.marottidesign.com.br

      Excluir
  4. Que legal tb comprei um terreno no swisspark e pretendo construir uma casa com as mesmas caracteristicas da sua, vc poderia me passar o contato da arquiteta.

    carlos.ovalle@uol.com.br

    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Oi, Guilherme. Tb temos um terreno no Swiss Park e estamos querendo construir. Vc tem estimativa do custo do m2 construído num padrão bom de acabamento (sem ser de altíssimo padrão)?

    ResponderExcluir
  6. Executamos construção a preço fechado, material e mão de obra em alvenaria estrutural,
    gostaríamos de propor uma parceria,
    estou enviando endereço de uma obra realizada
    na região de Vinhedo Condomínio São Joaquim.

    Caso queira uma apresentação do nosso trabalho e queira nos contatar
    (19) 7851-1244
    Josué Tartari


    http://www.vinhedoimoveis.com.br/novo/imovel-detalhes.aspx?ref=CA0099

    ResponderExcluir
  7. Ola, Sou construtor e tenho mão de obra especializada na construção da sua casa desde a fundação ao acabamento atualmente estou com obra no condomínio.

    Meu contato (19)9417-0973 ou Marcio@mrsconstrucoes.com.br
    www.mrscontrucoes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, poderia me indicar a arquiteta e o engenheiro?

    re_bartira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Visite www.campidellis.com.br. Em breve filial no Swiss Park Campinas, em frente ao Parque Botânico.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Também estou construindo no Swiss Park e gostaria do contato da arquiteta.
    Meu email é gabrielagaucha@gmail.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. este casal não está gerenciando sua obra...está?...tomara que não.

    ResponderExcluir
  12. Olá Guilherme, meu marido e eu tbm estamos pensando em construir no Swiss, poderia, por gentileza, me enviar o contato da sua arquiteta. Vc já têm uma noção de gasto total?
    E-mail: anapaula.caputo@hotmail.com
    Obrigada,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  13. O sucesso de um Projeto e construção está diretamente ligado á percepção do profissional, seu grau de conhecimento e envolvimento com o futuro morador. O mercado hoje está repleto de profissionais sendo positivo no sentido de que se tem maior escolha porém se faz necessário, um encontro pessoal para saber se ha sinergia para a execução desta casa. Acontece que primeiro se pergunta o preço do projeto POR TELEFONE projeto por site que já foi repetido no próprio condominio, apenas com ligeiras modificações ou simplesmente alteração de tom de cor, portanto, invista em um projeto seu, e os custos para execução serão o mesmo de mercado, mas a casa será verdadeiramente sua!
    visite nosso site www.barrosezanolini.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bom dia pessoal, sou o Afrizio, proprietário da AFZ Móveis em Leme, e presto serviço de marcenaria já alguns anos em Campinas e região.Se precisarem estamos ai.
    Cel. 019 97587523
    Tel. 019 35718921

    Abç.Á todos

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, precisando de uma arquiteta eu recomendo a Vivian Massignan. Ela fez o projeto da minha casa e acompanhou a obra. Muito competente, nao tive dor de cabeça. Minha casa tem 250m2, 3 quartos, uma master suite com banheira e pia dupla, escritorio, churrasqueira, varandas nos quartos, só nao coloquei piscina porque já tem na área de lazer do condomínio. Antes de fechar com ela eu visite duas casas dela, uma no Cond. Manacas (Betel- Paulinia) e outro no Alphaville D. Pedro e falei com os proprietários. A do Manacas se nao me engano tinha 200m2 e do Alphaville 380m2. Os dois recomendaram muito e por isso fechei com ela. O preço não é o mais barato mas também não é caro, acho justo pelo trabalho realizado. Eu penso que diante do valor que gastamos numa obra, vale a pena pagar alguem competente para te ajudar no projeto e na escolha dos acabamentos, fiscalização da obra, etc. Ela me ajudou a escolher acabamentos de bom gosto, que parecem caros, mas nao são. Só nesse tipo de coisa você já economiza um bom dinheiro. Sem ajuda, a pessoa fica perdida com tantas opções de materiais. Vai por mim, só que já construiu sabe a pauleira que é uma obra.
    O email dela é arq.vivia@globo.com.
    O celular dela é 019 9236-2727.
    Espero ter ajudado.
    Tasle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tasle, vc tem algum construtor ou empreiteiro para construir sua casa? Vc pode me indicar? Meu e-mail é mcarolvic@yahoo.com.br
      Aguardo sua resposta.

      Excluir
    2. Olá Tasle! Estou precisando de indicação de construtor ou empreiteiro. Vc tem algum para indicar? Meu e-mail é mcarolvic@yahoo.com.br
      Aguardo sua resposta.

      Excluir
  16. Guilherme, qual prazo sua arquiteta planejou para a construção?

    ResponderExcluir
  17. Olá Guilherme, adorei seu blog!!! Gostaria que vc me desse os contatos da arquiteta que vc escolheu para realizar seu projeto. Meu e-mail é mcarolvic@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Anônimo, minha arquiteta Patricia Scarabelli, fone 97438768 - site:http://scarabelliarquitetura.sites.uol.com.br, me informou que depende do tamanho da casa,mas é possível concluí-la em poucos meses depende somente da minha disponibilidade. Ela está desenvolvendo um projeto bem bacana e com a minha cara, ela possui grande experiencia em residencias em condomínios. O Port Folio dela é bem bacana e me ajudou muito na decisão de contratá-la. Estou muito feliz e satisfeita com trabalho que está sendo desenvolvido. O legal é que alem de elaborar o projeto de sua casa como vc quer, ela também faz detalhamento de gesso,paginação do piso,orienta os acabamentos interno e externo e principalmente ela também acompanha a obra, o que vai facilitar muito. Ah ... e no escritório também tem a paisagista Priscila que é biologa e entende tudo sobre plantas e jardins, ela sabe bem o que pode e fica bom em cada cantinho da casa e jardins.
      Desejo boa sorte!

      Tereza

      Excluir
    2. Muito obrigada Tereza por sua ajuda! Já conversei com a Patrícia e vamos fazer o projeto com ela. Só preciso agora de sugestões de construtores. Vc tem algum construtor para me indicar?? Até agora eu só falei com um rapaz chamado André Talaska, mas ainda não decidi. Preciso mesmo de mais contatos de construtores.

      Excluir
    3. Mª Carol que bom que vai dar certo o projeto com a arquiteta Patricia Scarabelli. Tenho certeza que sua casa vai ficar linda. Também estou a procura de construtores, mas está sendo difícil escolher e confiar.
      Abraço

      Tereza

      Excluir
  18. Olá Guilherme, Tb temos um terreno no Swiss Park e estamos querendo construir. Vc tem estimativa do custo do m2 construído num padrão médio de acabamento? poderia Tb mandar o contato de sua arquiteta?

    Grato.

    Sinval (safernand@ig.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinval, já conversei com 2 construtores e ambos me passaram a seguinte informação: vai depender do projeto arquitetônico,mas, em média, uma obra padrão médio a alto costuma variar de R$1.200,00 a R$1.800,00 o m2. Ainda não sei quem fará a obra, mas certamente será um construtor pois não tenho paciência para administrar uma obra sozinha. Caso vc tenha algum construtor para me indicar futuramente, agradeço.

      Excluir
  19. Olá Guilherme! Gosto muito do seu blog, sempre acompanho. Gostaria dos contatos da arquiteta e do engenheiro que vc cita nesta publicação pois tenho um terreno e preciso de indicação de construtor. Meu e-mail é mcarolvic@yahoo.com.br Um abraço e boa sorte com sua nova casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme e menbros deste Blog, Meu nome é Mariana e tenho um escritório de arquitetura (Arabesco Arquitetura)e estou com alguns projetos nos Condominios Baden, Biel e outros condominio em Vinhedo e no Alphaville. Se alguém deste blog estiver ainda procurando algum arquiteto (a) e quiser conhecer melhor os nossos seviços entre em nosso site www.arabescoarquitetura.com.br.

      Excluir
  20. Pessoal sou colocador de pedras decorativas :
    Pedra Madeira, pedra canjiquinha, pedra portuguesa em parede e em chão. Fazemos muros maciços de pedra e revestimentos em lagos artificiais;e Assentamento de bloquetes de cimento.
    Caso tiver o interesse.
    Estou passando um blog onde contém fotos dos respectivos serviços.
    http://decorapedrasdecorativas.blogspot.com
    Contato: 19 92263254 - 19 82787511
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal!

    A loja Detalle Móveis é muito boa mesmo estive lá. Eles são novos na região de Campinas mais o produto é muito bom! Eles trabalham com Planejados, Sofá, Mesa etc. O preço é bacana comparado com o que temos por aí.
    O contato lá é o Renato Braga - vendas@detallemoveis.com.br
    Garanto a vocês que vão adorar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Meus cumprimentos a todos do blog, meu nome é João, trabalho com pintura residêncial, nossa especialidade é pintura de médio/alto padrão.
    Trabalhamos com o sistema airless, sistema esse utilizado em toda a Europa, USA e Canada, entre outros países, quem tiver interesse basta pesquisar sobre a palavra AIRLESS no google, fazemos seu orçamento detalhado, passo a passo do que vai ser feito em sua obra.......para maiores esclarecimentos favor entrar em contato pelo 19-8276-1408 ou tspinturas@terra.com.br, obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Ola, Sou construtor e tenho mão de obra especializada na construção da sua casa desde a fundação ao acabamento.tenho referência de obra entregue no Swiss Park.
    Obrigado.

    Marcio Costa
    marciocosta2004@hotmail.com
    19-9417-0973 9275-0377

    ResponderExcluir
  24. Oi Guilherme, gostaria do contato da arquiteta que vc sta trabalhando pois tb temos um terreno no swiss park e temos vontatde de começar a construir logo no começo do ano que vem, vc poderia me passar? Vc sabe como anda a aprovação de projeto na prefeitura de Campinas? Já fiquei sabendo que esta demorando até 9 meses, vc sabe alguma coisa a este respeito?

    mhvidotti@terra.com.br

    ATT

    Micheli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli, não demora tudo isso pra aprovar na prefeitura não, rsrs... no Swiss Park em menos de 1 mês eles revisam. O que pode acontecer é pedirem alguma correção, aí conta o prazo denovo.

      Sobre indicações, por enquanto não vou passar contatos, minha obra está em andamento e se tudo der certo aí sim vou recomendar os mehores.

      Excluir
    2. Micheli, minha arquiteta é a Patricia Scarabelli, cel 97438768 e já desenvolveu o meu projeto e ficou maravilhoso, do jeitinho que eu queria. Estamos na fase de aprovação, fique tranquila que a aprovação não demora tudo isso. Fale com ela, acredito que você vai gostar, inclusive dê uma olhada no site dela http://scarabelliarquitetura.sites.uol.com.br
      Boa sorte!

      Tereza

      Excluir
  25. Olá. Somos a CJ Arquitetura e desenvolvemos mais de 50 projetos no Swiss Park Campinas. Precisando agendar uma primeira conversa, sem compromisso, favor entrar em contato pelo email: cjarquitetura@gmail.com ou pelos telefones: 3295-2393/ 7813-0771. Arquiteto Guilherme Montemor

    ResponderExcluir
  26. Concreart
    Molduras em Concreto Leve

    Rua Pedro Moreira n° 45 Pq. Via Norte.
    CEP13065-220 Campinas SP
    Fones (19) 3245-0555 Fax (19) 3245- 0005
    www.concreart.com.br

    A CONCREART é uma empresa que produz molduras em concreto leve, cujo objetivo maior é tornar realidade os projetos de seus clientes, com preços competitivos e utilizando a melhor tecnologia em-concreto.
    A estrutura da CONCREART permite a oferta de uma vasta linha de produtos como:

    Guarnição de portas e janelas, arcos, capitéis, moldura beiral, moldura roda teto, colunas gregas, colunas cônicas, acabamentos para lareira, lacas em cimento, esferas, roseto, florões, pergolados, brises, peitoril, capa de muro, platibanda, moldura beiral falso, moldura caixa d'água, chapéu para pilar, etc.

    Todos os produtos são confeccionados dentro de rígidos padrões de mercado, obedecendo todas as normas técnicas, sendo submetidos a um rigoroso controle de qualidade. É por esses motivos que a CONCREART tem como clientes empresas de todos os tamanhos, numa demonstração que qualidade e credibilidade fazem à diferença.

    Faça-nos uma visita, ou ligue, marque um horário e iremos até você.


    Grato pela atenção.


    Luciano Mem Porto
    Dpto. de vendas
    Fone – (19) 7811-9664
    ID 99 * 5223

    ResponderExcluir
  27. Bom dia a todos do Blog, quem está interessado em contratar uma construtora estou a disposição, fazemos todos os processo e projetos complementares, do início ao final da obra com toda documentação inclusa, preço m2 fechado, parcelamento direto com a construtora em até 90x e garantia da obra.

    Márcio 19-7812-8701.
    ID - 135*17134

    ResponderExcluir
  28. Ola td bem, acabei de comprar um terreno no cond. Lenk do Swiss Park, e vou começar a construir, vc pode por favor enviar os contatos de sua arquiteto e engenheiro. obrigado Vinicius ( vinicius_altran@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. CASA & DETALHE
    F: (19) 3869 6500 - (19) 9604 6618
    casaedetalhe@casaedetalhe.com.br

    www.casaedetalhe.com.br
    lumajo@uol.com.br


    Somos arquitetos e estamos projetando e executando várias obras no SWISS PARK.
    Projetamos e fazemos a direção técnica e administração da obra, inclusive a ambientação e paisagismo.
    Orientamos, inclusive, no processo de compra do terreno, no que diz respeito ao melhor custo benefício para a construção da sua casa.

    ANTONIO CARLOS
    Arquiteto

    ResponderExcluir
  30. CASA & Detalhe

    F: (19) 3869 6500
    (19) 9604 6618
    www.casaedetalhe.com.br

    lumajo@uol.com.br


    Somos arquitetos e estamos projetando e construindo várias residências no SWISS PARK CAMPINAS.
    Projetamos, fazemos a direção técnica e administração total da obra.
    Entregamos a casa totalmente pronta, incluindo paisagismo e ambientação (decoração) dos interiores.

    Contato:

    ANTONIO CARLOS
    Arquiteto

    ResponderExcluir